RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo compreender, a partir do desmembramento do conceito de informação, para a construção de um modelo conceitual, como o indivíduo e grupos processam a informação, como ela é mediada e assimilada. A proposta passa pela compreensão do processo de algoritmização das relações sociais em rede, e o processamento da informação por indivíduos e grupos, para a produção de crenças e construção da realidade. A principal motivação para este estudo, é compreender como fenômenos como filtro bolha, modulação e vigilância influenciam neste processo, e quais os impactos para a sociedade.
Leia a dissertação
Vídeo da defesa
Recomendo baixar os slides aqui, para melhor acompanhar o vídeo.
Em 12 de Setembro de 2019, defendi a dissertação “Algoritmização das relações sociais em rede, produção de crenças e construção da realidade”. A banca aprovou a defesa sem ressalvas, destacando a importância e profundidade do tema, e a clareza da sua exposição.
Banca
Orientador: Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra (COEPE/IBICT/MCTIC)
Membro Interno: Prof. Dr. Paulo César Castro (COEPE/IBICT/MCTIC)
Membro Externo: Prof. Dr. Henrique Antoun (ECO/UFRJ)
Suplente Interno: Prof. Dr. Ricardo Medeiros Pimenta (PPGCI/IBICT-ECO/UFRJ)
Citações à essa dissertação
- Dissertação – Das ruas às Redes: disputa de narrativas e de memória sobre as ocupações universitárias de 2016 no Ceará em tempos de mediação algorítmica (2020, p.101-102).
- Artigo para congresso (INTERCOM) – Reconfigurações da Espiral do Silêncio a partir da noção de Mediações Algorítmicas (2020)
- Relatório – Digital Literacies and Social Inclusion in Brazil (2021, p.61).