Este mapa refere-se ao capítulo 6 do TCC  “Vida Conectada: Desafios e desenvolvimento de uma plataforma para divulgação científica de pesquisas sobre mediação algorítmica” 

Um projeto de vídeo demanda um planejamento, em alguns casos com vários layouts de cenários, e storyboard, no caso dado a forma como este vídeo será produzido, o planejamento a seguir e o roteiro no Notion são todos os elementos necessários.

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Planejamento

A ferramenta utilizada para organizar o planejamento das peças de divulgação científica foi o Notion, que é uma ferramenta que permite planejar, escrever e organizar informações e textos em uma base de dados, e este projeto pode ser acessado diretamente no Notion. O template que esta sendo usado, foi criado e ajustado após algumas pesquisas e usos, existem dois templates distintos: Um para vídeos, e outro para lives, e estão estruturados da seguinte forma, conforme figura abaixo.

O cabeçalho tem por objetivo facilitar a organização do template em relação aos outros templates, ele possui os campos: Título do vídeo; ID que é um numeração sequencial; Tags, que permitem identificar pontos chave do vídeo de forma folksonômica; Categoria, que são Q&A – vídeos curtos sobre temas específicos focado nos públicos básico e intermediário; Documento – que são vídeos mais longos focados em um tema mais amplo direcionado ao público avançado; E Live, que são as lives propriamente ditas. A publicação – data planejada ou realizada da publicação do vídeo; Status – significa o estágio atual do vídeo: Nas idéias, planejando, gravando, editando, concluído. Breve descrição – uma descrição com até duas frases do conteúdo do vídeo. A combinação das informações do cabeçalho permitem, por exemplo, exibir os planejamentos em forma de listagem, calendário, board e linha do tempo, facilitando uma visão ampla e gestão do projeto de divulgação científica. 

O bloco pesquisa permite agregar links, referências, destaque de textos em quantas páginas forem necessárias para a produção e fundamentação do roteiro do vídeo. 

O bloco roteiro é a alma da produção da peça de divulgação científica, ele é estruturado para facilitar a produção do roteiro, que é dividido em Teaser – chamada informando sobre o que é o vídeo, e apresentando as questões que serão respondidas; Apresentação – Apresentação do divulgador e do projeto de divulgação científica; Conteúdo principal – apresentação do tema a ser explorado pela peça de divulgação científica, de acordo com o modelo adequado ao público escolhido; Call to action – Uma chamada para as pessoas assinarem e acompanharem o canal, e quando for necessário, indicando outros vídeos ou fontes de informações para expandir o conhecimento sobre o assunto apresentado. 

O bloco bibliografia é extraído a partir da pesquisa realizada e utilizada no vídeo, e será reproduzida no último bloco. 

O bloco descrição é exatamente o texto que será publicado na descrição do vídeo no YouTube, alguns parágrafos descrevendo o vídeo, referência bibliográfica, links e as tags. No YouTube, as tags não são palavras chaves isoladas, mas na maioria das vezes pequenas frases que podem ser utilizadas para encontrar o seu vídeo, por exemplo: O que o Facebook sabe sobre mim; O Facebook pode descobrir meus pontos fracos… 

Produção

Um vídeo, por menor que seja é feito por partes, são as chamadas tomadas. No nosso caso, o video terá sete tomadas. Então serão pelo menos sete vídeos que irão para a edição final para formar o vídeo final deste projeto. Para compreender melhor cada tomada, recomendamos ler o roteiro ou ler o post “Seus dados são você, Facebook“.

Na direita temos o layout do set de filmagem observe que a distância ideal entre o assunto (ator) e a câmera é de 3m, e estamos usando uma iluminação frontal, com a luz do teto da sala como segunda luz. Para filmagem um iPhone SE 2020, e um microfone de lapela Boya BY-M1 para captura de audio.

Pós-produção

A estrutura dos vídeos, a partir de uma seta do roteiro, que é seu ponto de partida. A primeira coisa do vídeo é um Teaser , que deve ser rápido e objetivo, com até um minuto, mas bom o suficiente para conquistar o interesse da audiência em seguir no vídeo. Em seguida uma abertura rápida com uma vinheta de no máximo 5 segundos, para evitar problemas de direitos autorais no YouTube a música da vinheta utilizada foi uma das músicas de uso livre da Apple pelo iMovie. Em seguida entra na apresentação que não deve ter mais que um minuto, em geral 20 a 30 segundos são mais do que suficiente para apresentar o projeto e o apresentador. No conteúdo pode-se repetir e ampliar o Teaser, e é importante apresentar várias questões para estimular o interesse da audiência, seguidas das respostas, com embasamento científico, construindo uma narrativa para o conteúdo que se quer entregar, em até 10 minutos para vídeos de Q&A ou até 20 para Documentos. Por fim vem o Call to Action, com até um minuto, convidando o indivíduo a acompanhar e inscrever no canal, e apresentando conteúdos complementares, e se julgar procedente pode apresentar algumas amenidades como falhas de gravação, para humanizar a interação.