Quem sou

Meu nome é João Carlos Rebello Caribé, sou Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ (PPGCI) com o tema “Algoritmização das relações sociais, criação de crenças e construção da realidade“. Especialista em Divulgação e popularização da ciência pela Fiocruz (COC/FIOCRUZ). Graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente sou professor em MBA de Gestão de negócios, e consultor independente nexialista em estratégia, inovação, gestão do conhecimento, e gestão de projetos. Fui conselheiro para o primeiro Conselho de Coordenação da NETmundial Initiative, e fui membro do Comitê Executivo da NCUC na ICANN, ambos representando a sociedade civil da da América Latina e Caribe. Também sou membro da Internet Society Brasil, Coalizão Direitos na Rede, Red Latam, BestBits, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality e Global Net Neutrality Coalition, Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LarHud) e Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos). Tenho experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Ciência da Informação, Relações Internacionais, Construção de políticas públicas, Gestão de projetos e planejamento estratégico.

O que é este projeto

Este é um projeto de ciência aberta e divulgação científica, pois acredito que a ciência pertence à humanidade. Aqui estou falando com o público em geral, desde o mais humilde ao mais capacitado cidadão. Por esta razão, os textos publicados aqui são classificados em três níveis:

  1. Básico – São em geral bem didáticos e de fácil compreensão;
  2. Intermediário – Para compreende-los o leitor deverá ter um conhecimento mediano no tema em questão;
  3. Avançado – São textos mais elaborados, mais fundamentados com foco na academia.

Manifesto da Ciência Universal

Nos da academia temos de compreender e assumir nossa responsabilidade sobre o futuro da humanidade frente a dicotomia beneficio x ameaça da tecnologia. Seja através do estabelecimento de limites éticos nos resultados e na utilização de sua pesquisa.Seja através da divulgação cientifica ampla geral e irrestrita, adequando seu trabalho ao público alvo, abolindo o formalismo, e buscando formas de explica-lo ao mais humilde ser humano.